Introdução à Avaliação de Empresas

Descrição

        Este curso apresenta ao participante os conceitos utilizados na avaliação de empresas e projetos. Começa por uma revisão do conceito de valor das empresas, fornecendo em seguida uma visão geral dos vários métodos de avaliação disponíveis, com ênfase no método do fluxo de caixa descontado. Discute em seguida a implementação do fluxo de caixa, preparando os participantes para a leitura e interpretação crítica de modelos e relatórios de avaliação. Público alvo: destina-se a dois grupos de profissionais, para os quais se sugerem turmas diferentes, pelas diferenças de enfoque e bagagem de conhecimento. Em primeiro lugar, àqueles executivos que utilizam relatórios de avaliação preparados por analistas de crédito e de investimento, desejando aprimorar seu ferramental técnico para rapidamente compreender essas avaliações e interpretá-las. Em segundo, a analistas dando seus primeiros passos na elaboração de análises e avaliações de empresas. Duração: dois dias
Programa
        Conceituação básica de avaliação: o que significa o valor das empresas. Visão geral dos critérios tradicionais de avaliação. Armadilhas geradas pelos critérios tradicionais. O método do fluxo de caixa descontado. Evolução recente: métodos alternativos ao desconto do fluxo de caixa. Implementação do fluxo de caixa. Construção de um modelo de projeção de cash flow. Discussão de estrutura e custo de capital. O conceito de WACC. A abordagem de Modigliani & Miller e o benefício fiscal da dívida. Evolução recente. Complementaridade com outros métodos. O valor da marca. O caso do imóvel ocioso. Aplicação a problemas gerais. Estudo de caso. Execução de uma avaliação simplificada. Encerramento.
Pré requisitos
        O participante deve ter conhecimentos básicos de matemática financeira, bem como de contabilidade e análise de balanços. Não é necessária uma exposição prévia à avaliação de empresas, mas a qualidade do aproveitamento do curso é particularmente sensível à bagagem empresarial e/ou gerencial trazida pelos participantes.


Avaliação de Empresas Avançada

Descrição

        Este é um curso bastante prático, que discute a avaliação de empresas em nível de implementação. Parte de uma revisão conceitual, como na “Introdução à Avaliação de Empresas”, prosseguindo com um caso de avaliação desenvolvido ao longo de todo o curso. No desenvolvimento desse caso, para cada item da construção do modelo de avaliação é feita uma discussão conceitual e prática prévia com os participantes, seguida por sua implementação (feita individualmente ou em duplas). Cada novo aspecto só é discutido após a implementação do anterior. Público alvo: destina-se a quem vai praticar a avaliação de empresas, bem como a executivos que, embora utilizem avaliações preparadas por terceiros, precisam conhecer e validar todos os critérios utilizados. Duração: cinco dias
Programa
        Conceituação básica de avaliação: o que significa o valor das empresas. Visão geral dos critérios tradicionais de avaliação. Armadilhas geradas pelos critérios tradicionais. O método do fluxo de caixa descontado. Evolução recente: métodos alternativos ao desconto do fluxo de caixa. Complementaridade com outros métodos. O valor da marca. O caso do imóvel ocioso. Aplicação a problemas gerais. Implementação do fluxo de caixa. Escolha da moeda de projeção e ambiente inflacionário. Aspectos operacionais: receitas, custos e capital de giro. Investimentos e política de dividendos. Avaliação ´ previsão de balanços. Estrutura e custo de capital. Discussão de estrutura e custo de capital e do conceito de WACC. A abordagem de Modigliani & Miller e o benefício fiscal da dívida. Evolução recente. Período de projeção explícita e valor terminal.
Pré requisitos
        O participante deve ter conhecimentos básicos de matemática financeira, contabilidade e análise de balanços. É necessária ainda a destreza na utilização de planilhas eletrônicas. Não é necessária uma exposição prévia à avaliação de empresas, mas a qualidade do aproveitamento do curso é particularmente sensível à bagagem empresarial e/ou gerencial trazida pelos participantes. Este curso pede ainda a disponibilidade de microcomputadores, no mínimo de um para cada dois participantes.


Elaboração de fluxo de caixa

Descrição

        Este curso é orientado para gerentes de contas e analistas envolvidos na elaboração de projeções de fluxo de caixa para suporte à decisão de crédito. É um curso de orientação essencialmente prática, que discute não apenas o conceito de fluxo de caixa mas a implementação dos modelos de projeção. Parte do conceito de geração de caixa e sua importância na análise de crédito, prosseguindo com um exercício de projeção desenvolvido ao longo de todo o curso. No desenvolvimento desse caso, para cada item da construção do modelo de projeção de fluxo de caixa é feita uma discussão conceitual e prática prévia com os participantes, seguida por sua implementação (feita individualmente ou em duplas). Cada novo aspecto só é discutido após a implementação do anterior. Público alvo: destina-se especificamente a quem vai praticar a projeção de fluxo de caixa. Duração: quatro dias.
Programa
        Conceito de geração de caixa: importância para a análise de crédito. Armadilhas geradas pela avaliação de crédito baseada no resultado contábil. Análise e interpretação da geração de caixa histórica. Elaboração de um modelo de projeção de fluxo de caixa: Escolha da moeda de projeção e ambiente inflacionário. Aspectos operacionais: receitas, custos e capital de giro. Investimentos e política de dividendos. Avaliação ´ previsão de balanços. Estrutura e custo de capital. Discussão de alternativas de financiamento das necessidades Período de projeção relevante à análise.
Pré requisitos
        O participante deve ter conhecimentos básicos de matemática financeira, contabilidade e análise de balanços. É necessária ainda a destreza na utilização de planilhas eletrônicas. Este curso pede ainda a disponibilidade de microcomputadores, no mínimo de um para cada dois participantes.


Financiamento de Projetos

Descrição

        Ao financiar um grande projeto, uma empresa normalmente se depara com uma situação financeira bastante diversa daquela encontrada em suas operações normais. Compreender tais peculiaridades é fundamental não apenas para se avaliar o crédito de uma empresa em tal situação, mas também para oferecer-lhe, como seu banqueiro, alternativas viáveis e bem estruturadas de financiamento. Este curso oferece aos participantes uma visão geral do financiamento de projetos, discutindo o próprio conceito de Project Finance, as alternativas no ambiente brasileiro, os riscos envolvidos e a modelagem econômico-financeira. Público alvo: destina-se a profissionais de instituições financeiras voltadas ao relacionamento de crédito com empresas em fase de investimento. Incluem-se entre esses profissionais tanto aqueles mais diretamente envolvidos com a análise/concessão de crédito quanto aqueles mais orientados para o relacionamento comercial, buscando alternativas de soluções financeiras para seus clientes. Duração: três dias Duração: quatro dias.
Programa
        Project Finance: conceito, características, interpretação, exemplos. A configuração financeira da empresa ao financiar projetos. O caso brasileiro: do project finance ao financiamento de projetos. Aspectos ambientais e alternativas de financiamento. O papel do BNDES. O papel dos mercados de capitais doméstico e internacional. Análise de riscos e estruturação de transações. Modelagem financeira. Características da modelagem. Aspectos semelhantes a modelos convencionais de crédito. Aspectos semelhantes à modelagem para avaliação de empresas de capital fechado. Estudo de caso. Encerramento.
Pré requisitos
        O participante deve ter experiência na concessão de crédito, bem como conhecimentos básicos de matemática financeira, contabilidade e análise de balanços. Não é necessária uma exposição prévia à modelagem financeira, mas o conhecimento básico de instrumentos financeiros de dívida.


Avaliação Estratégica de Negócios

Descrição

        Este curso oferece ao participante a oportunidade de avaliar a performance de empresas a partir de um enfoque estratégico. Ao longo do curso, são desenvolvidos conceitos fundamentais de estratégia corporativa e competitiva, bem como instrumentos que permitem identificar as opções estratégicas explícitas ou implícitas adotadas por grupos econômicos e suas unidades de negócios. Conclui estabelecendo uma ligação entre essas opções estratégicas e as perspectivas de performance do grupo, bem como seus maiores desafios e pontos de risco, transformando a abordagem tradicional de análise de crédito e projetos. Publico alvo: destina-se a todo executivo ou analista cuja missão profissional envolva uma avaliação prospectiva da performance de empresas, incluindo-se aí gerentes e diretores comerciais ou de crédito, administradores de carteiras de ações, bem como analistas de crédito sêniores e analistas de investimento. Duração: três dias.
Programa
        Conceitos fundamentais de estratégia. Estratégia corporativa e estratégia competitiva. Conceitos de estratégia corporativa e formação de grupos econômicos. Estratégia competitiva: o modelo de Porter e evoluções recentes, abordando o enfoque de outros autores. Aplicação dos conceitos ao estudo de mercados e ambiente competitivo. Revisão de exemplos de mercados nacionais. Identificação das forças competitivas envolvendo as empresas e suas alternativas estratégicas. Identificação das opções estratégicas explícitas ou implícitas adotadas pelas empresas. Avaliação das escolhas estratégicas e suas implicações para o futuro da empresa. Efeito das opções estratégicas sobre a perspectiva econômica: modelo de análise. Apresentação e discussão de exemplos. Apresentação dos casos a serem analisados em grupo. Estudo de casos em grupo. Apresentação dos grupos, com discussão envolvendo todos os participantes. Encerramento.
Pré requisitos
        Este curso pressupõe experiência anterior na análise econômica de empresas, seja para crédito ou mercado de capitais.