Introdução à
Avaliação de Empresas
Descrição
Este curso apresenta ao
participante os conceitos utilizados na avaliação de empresas
e projetos. Começa por uma revisão do conceito de valor das
empresas, fornecendo em seguida uma visão geral dos vários
métodos de avaliação disponíveis, com ênfase
no método do fluxo de caixa descontado. Discute em seguida a implementação
do fluxo de caixa, preparando os participantes para a leitura e interpretação
crítica de modelos e relatórios de avaliação.
Público alvo: destina-se a dois grupos de profissionais, para os
quais se sugerem turmas diferentes, pelas diferenças de enfoque
e bagagem de conhecimento. Em primeiro lugar, àqueles executivos
que utilizam relatórios de avaliação preparados por
analistas de crédito e de investimento, desejando aprimorar seu
ferramental técnico para rapidamente compreender essas avaliações
e interpretá-las. Em segundo, a analistas dando seus primeiros passos
na elaboração de análises e avaliações
de empresas. Duração: dois dias
Programa
Conceituação
básica de avaliação: o que significa o valor das empresas.
Visão geral dos critérios tradicionais de avaliação.
Armadilhas geradas pelos critérios tradicionais. O método
do fluxo de caixa descontado. Evolução recente: métodos
alternativos ao desconto do fluxo de caixa. Implementação
do fluxo de caixa. Construção de um modelo de projeção
de cash flow. Discussão de estrutura e custo de capital. O conceito
de WACC. A abordagem de Modigliani & Miller e o benefício fiscal
da dívida. Evolução recente. Complementaridade com
outros métodos. O valor da marca. O caso do imóvel ocioso.
Aplicação a problemas gerais. Estudo de caso. Execução
de uma avaliação simplificada. Encerramento.
Pré requisitos
O participante deve ter
conhecimentos básicos de matemática financeira, bem como
de contabilidade e análise de balanços. Não é
necessária uma exposição prévia à avaliação
de empresas, mas a qualidade do aproveitamento do curso é particularmente
sensível à bagagem empresarial e/ou gerencial trazida pelos participantes.
Avaliação de
Empresas Avançada
Descrição
Este é um curso bastante
prático, que discute a avaliação de empresas em nível
de implementação. Parte de uma revisão conceitual,
como na “Introdução à Avaliação de Empresas”,
prosseguindo com um caso de avaliação desenvolvido ao longo
de todo o curso. No desenvolvimento desse caso, para cada item da construção
do modelo de avaliação é feita uma discussão
conceitual e prática prévia com os participantes, seguida
por sua implementação (feita individualmente ou em duplas).
Cada novo aspecto só é discutido após a implementação
do anterior. Público alvo: destina-se a quem vai praticar a avaliação
de empresas, bem como a executivos que, embora utilizem avaliações
preparadas por terceiros, precisam conhecer e validar todos os critérios
utilizados. Duração: cinco dias
Programa
Conceituação
básica de avaliação: o que significa o valor das empresas.
Visão geral dos critérios tradicionais de avaliação.
Armadilhas geradas pelos critérios tradicionais. O método
do fluxo de caixa descontado. Evolução recente: métodos
alternativos ao desconto do fluxo de caixa. Complementaridade com outros
métodos. O valor da marca. O caso do imóvel ocioso. Aplicação
a problemas gerais. Implementação do fluxo de caixa. Escolha
da moeda de projeção e ambiente inflacionário. Aspectos
operacionais: receitas, custos e capital de giro. Investimentos e política
de dividendos. Avaliação ´ previsão de balanços.
Estrutura e custo de capital. Discussão de estrutura e custo de
capital e do conceito de WACC. A abordagem de Modigliani & Miller e
o benefício fiscal da dívida. Evolução recente.
Período de projeção explícita e valor terminal.
Pré requisitos
O participante deve ter
conhecimentos básicos de matemática financeira, contabilidade
e análise de balanços. É necessária ainda a
destreza na utilização de planilhas eletrônicas. Não
é necessária uma exposição prévia à
avaliação de empresas, mas a qualidade do aproveitamento
do curso é particularmente sensível à bagagem empresarial
e/ou gerencial trazida pelos participantes. Este curso pede ainda a disponibilidade
de microcomputadores, no mínimo de um para cada dois participantes.
Elaboração de
fluxo de caixa
Descrição
Este curso é orientado
para gerentes de contas e analistas envolvidos na elaboração
de projeções de fluxo de caixa para suporte à decisão
de crédito. É um curso de orientação essencialmente
prática, que discute não apenas o conceito de fluxo de caixa
mas a implementação dos modelos de projeção.
Parte do conceito de geração de caixa e sua importância
na análise de crédito, prosseguindo com um exercício
de projeção desenvolvido ao longo de todo o curso. No desenvolvimento
desse caso, para cada item da construção do modelo de projeção
de fluxo de caixa é feita uma discussão conceitual e prática
prévia com os participantes, seguida por sua implementação
(feita individualmente ou em duplas). Cada novo aspecto só é
discutido após a implementação do anterior. Público
alvo: destina-se especificamente a quem vai praticar a projeção
de fluxo de caixa. Duração: quatro dias.
Programa
Conceito de geração
de caixa: importância para a análise de crédito. Armadilhas
geradas pela avaliação de crédito baseada no resultado
contábil. Análise e interpretação da geração
de caixa histórica. Elaboração de um modelo de projeção
de fluxo de caixa: Escolha da moeda de projeção e ambiente
inflacionário. Aspectos operacionais: receitas, custos e capital
de giro. Investimentos e política de dividendos. Avaliação
´ previsão de balanços. Estrutura e custo de capital.
Discussão de alternativas de financiamento das necessidades Período
de projeção relevante à análise.
Pré requisitos
O participante deve ter
conhecimentos básicos de matemática financeira, contabilidade
e análise de balanços. É necessária ainda a
destreza na utilização de planilhas eletrônicas. Este
curso pede ainda a disponibilidade de microcomputadores, no mínimo
de um para cada dois participantes.
Financiamento de Projetos
Descrição
Ao financiar um grande projeto,
uma empresa normalmente se depara com uma situação financeira
bastante diversa daquela encontrada em suas operações normais.
Compreender tais peculiaridades é fundamental não apenas
para se avaliar o crédito de uma empresa em tal situação,
mas também para oferecer-lhe, como seu banqueiro, alternativas viáveis
e bem estruturadas de financiamento. Este curso oferece aos participantes
uma visão geral do financiamento de projetos, discutindo o próprio
conceito de Project Finance, as alternativas no ambiente brasileiro, os
riscos envolvidos e a modelagem econômico-financeira. Público
alvo: destina-se a profissionais de instituições financeiras
voltadas ao relacionamento de crédito com empresas em fase de investimento.
Incluem-se entre esses profissionais tanto aqueles mais diretamente envolvidos
com a análise/concessão de crédito quanto aqueles
mais orientados para o relacionamento comercial, buscando alternativas
de soluções financeiras para seus clientes. Duração:
três dias Duração: quatro dias.
Programa
Project Finance: conceito,
características, interpretação, exemplos. A configuração
financeira da empresa ao financiar projetos. O caso brasileiro: do project
finance ao financiamento de projetos. Aspectos ambientais e alternativas
de financiamento. O papel do BNDES. O papel dos mercados de capitais doméstico
e internacional. Análise de riscos e estruturação
de transações. Modelagem financeira. Características
da modelagem. Aspectos semelhantes a modelos convencionais de crédito.
Aspectos semelhantes à modelagem para avaliação de
empresas de capital fechado. Estudo de caso. Encerramento.
Pré requisitos
O participante deve ter
experiência na concessão de crédito, bem como conhecimentos
básicos de matemática financeira, contabilidade e análise
de balanços. Não é necessária uma exposição
prévia à modelagem financeira, mas o conhecimento básico
de instrumentos financeiros de dívida.
Avaliação Estratégica de Negócios
Descrição
Este curso oferece ao participante a oportunidade de avaliar a performance de empresas a partir de um enfoque estratégico. Ao longo do curso, são desenvolvidos conceitos fundamentais de estratégia corporativa e competitiva, bem como instrumentos que permitem identificar as opções estratégicas explícitas ou implícitas adotadas por grupos econômicos e suas unidades de negócios. Conclui estabelecendo uma ligação entre essas opções estratégicas e as perspectivas de performance do grupo, bem como seus maiores desafios e pontos de risco, transformando
a abordagem tradicional de análise de crédito e projetos. Publico alvo: destina-se a todo executivo ou analista cuja missão profissional envolva uma avaliação prospectiva da performance de empresas, incluindo-se aí gerentes e diretores comerciais ou de crédito, administradores de carteiras de ações, bem como analistas de crédito sêniores e analistas de investimento. Duração: três dias.
Programa
Conceitos fundamentais de
estratégia. Estratégia corporativa e estratégia competitiva.
Conceitos de estratégia corporativa e formação de
grupos econômicos. Estratégia competitiva: o modelo de Porter
e evoluções recentes, abordando o enfoque de outros autores.
Aplicação dos conceitos ao estudo de mercados e ambiente
competitivo. Revisão de exemplos de mercados nacionais. Identificação
das forças competitivas envolvendo as empresas e suas alternativas
estratégicas. Identificação das opções
estratégicas explícitas ou implícitas adotadas pelas
empresas. Avaliação das escolhas estratégicas e suas
implicações para o futuro da empresa. Efeito das opções
estratégicas sobre a perspectiva econômica: modelo de análise.
Apresentação e discussão de exemplos. Apresentação
dos casos a serem analisados em grupo. Estudo de casos em grupo. Apresentação
dos grupos, com discussão envolvendo todos os participantes. Encerramento.
Pré requisitos
Este curso pressupõe
experiência anterior na análise econômica de empresas,
seja para crédito ou mercado de capitais.